XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão Arterial

Dados do Trabalho


Título

MODELO SUSTENTÁVEL DE GESTÃO ALINHA A CIDADE DE SÃO PAULO AOS ESFORÇOS GLOBAIS PARA REDUÇÃO DA MORTALIDADE PRECOCE POR DCNT

Introdução

A gestão da DCNT na cidade de São Paulo utiliza quatro elementos para planejar, implementar ações em serviço e acompanhar os resultados alcançados. Essas ferramentas têm o objetivo de alinhar as ações estratégicas e operacionais, padronizando-as na imensa rede municipal de atenção básica. Também buscam contribuir para a mudança do cenário mundial e redução da mortalidade prematura por DCNT. Para isso, contamos com parceiros aceleradores, como a iniciativa Cantinho Cuidando de Todos – Cuidando do seu Coração.

Objetivo

A gestão das DCNT é composta por: 1. Protocolo Cuidando de Todos: instrumento que norteia os procedimentos coletivos e individuais 2. Jornada Cuidando de Todos: trilha sistematizada com busca ativa, acolhimento, diagnóstico, estratificação de risco, Plano de Autocuidado Pactuado (PAP) e promoção de ações intersetoriais e comunitárias 3. Governança: reuniões de trabalho em todos os níveis gestores, interlocuções em SMS/CRS/ STS/parceiras e UBS 4. Propósito: disponibilização de temas de gestão nas reuniões, para consolidar o modelo operacional da jornada, gerando resultados alinhados ao planejamento estratégico.

Método

Foram realizadas 27 reuniões de trabalho com interlocutores, totalizando mais de 40 horas de atividades, 7 temáticas gerenciais abordadas, 4 reuniões intersetoriais e intersecretariais, 2.721 vagas preenchidas por profissionais nas capacitações ofertadas.

Resultados

1.367 ações de busca ativa realizadas; 52.065 pessoas atendidas nas ações; 6.312 pessoas rastreadas com algum fator de risco alterado e encaminhadas após a ação; 8.826 IMC calculados no Cantinho Cuidando de Todos, com rastreio para obesidade e sobrepeso; 2.364 Planos de Autocuidado Pactuado (PAP) iniciados com pacientes.

Conclusão

Alcançamos vários de nossos objetivos: maior divulgação das diretrizes do Programa Cuidando de Todos; melhor sistematização das ações implementadas pela jornada; maior governança e engajamento dos gestores das UBS/STS/OSS/parceiras e CRS e alinhamento do propósito. Além disso, aceleramos e sustentamos práticas inovadoras, transformando o antigo cenário das DCNT na cidade de São Paulo, o que rendeu seis reconhecimentos institucionais oficiais, locais e internacionais, destacando a importância desse trabalho.

Palavras Chaves

Área

Área Básica

Autores

KARINA MAURO DIB, ALEXANDRE GOMES LOPES, GISELLE CACHERIK